Sua Declaração Está na Base de Dados da Receita Federal

A Receita Federal é um órgão do Governo que tem como funcionalidade a responsabilidade pela administração dos tributos federais e o controle aduaneiro. A Receita Federal também trabalha no combate à sonegação de impostos, contrabando, descaminho, pirataria, tráfico de drogas, de pessoas e animais. O Imposto de Renda é um tributo cobrado para a pessoa física ou jurídica, em que o contribuinte paga uma certa porcentagem de sua renda para o governo. Dependendo da jurisdição, esse imposto pode ser regional ou nacional. Confira abaixo o que significa que Sua declaração está na base de dados da Receita Federal.

Sua Declaração Está na Base de Dados da Receita Federal

Sua Declaração Está na Base de Dados da Receita Federal

O que significa?

Sua declaração está na base de dados da Receita Federal, significa que a declaração já tenha chegado corretamente à Receita, mas ainda não tenha sido analisada.

O que fazer?

Não há nada que possa ser feito durante esse processo, apenas pode ser conferida a situação de sua Declaração de Imposto de Renda pelo site da Receita Federal, e em caso de divergência de dados, o contribuinte pode realizar a retificação da declaração.

O site da Receita possui o portal e-CAC, onde o contribuinte pode estar verificando a situação de sua declaração. Para fazer o acesso ao portal, é necessário ter um login cadastrado.

Malha Fina do IR 2021

A Malha Fina, é o termo popularmente utilizado para o processo de verificação feito pela Receita Federal para identificar divergências nos dados entregues à Receita pelo contribuinte pela Declaração de Imposto de Renda.

Às vezes pode acontecer de o contribuinte ter cometido algum erro na hora de fazer a Declaração, portanto, caso haja divergências nos dados apresentados, o contribuinte pode realizar a retificação da Declaração.

A retificação é uma forma de alterar os dados incorretos da Declaração para que o contribuinte não seja retido na malha fina. Para isso é importante que o processo seja feito o mais rápido possível.

Malha Fina do Imposto de Renda 2021

Malha Fina do Imposto de Renda 2021

Como Retificar a Declaração do Imposto de Renda

Para que o contribuinte não “caia” na malha fina em caso de algum erro em sua Declaração de Imposto de Renda, é importante que seja feita a retificação. Abaixo podemos observar como é feito o processo para a Retificação:

  • acessar o mesmo programa em que foi realizada a Declaração do Imposto de Renda;
  • a retificação somente é feita com o número do recibo da entrega da declaração original;
  • caso o contribuinte já tenha realizado alguma correção na declaração vigente, deve ser utilizado o número de recibo da retificação mais recente;
  • ao acessar a declaração original, para iniciar a retificação, o contribuinte deve clicar em “Abrir declaração”, e selecionar a declaração que deseja retificar;
  • depois, abrir a guia ” Identificação do contribuinte, e em seguida clicar em “Declaração retificadora”;
  • após, será solicitado que informe o número de recibo da declaração, que deverá ser informado sem espaços ou pontos.
Como Retificar a Declaração do Imposto de Renda

Como Retificar a Declaração do Imposto de Renda

Caso tenha a necessidade de realizar a retificação da Declaração de Imposto de Renda entregue à Receita Federal, é importante que seja feita o mais breve possível, para que o contribuinte evite que sua declaração seja pega na malha fina.

Leave a Reply