Restituição Imposto de Renda 2021

Restituição Imposto de Renda 2021 – Todo ano, uma parcela da população brasileira precisa declarar o imposto de renda. São aquelas pessoas que recebem mais que um valor estipulado pela Receita Federal por ano. Se você já fez o seu imposto de renda ou é a primeira vez que faz a declaração do do IR, saiba que você poderá ter direito a receber sua Restituição Imposto de Renda 2021.

Depois de fazer a sua declaração do seus rendimentos do ano anterior, o cidadão pode receber a Restituição Imposto de Renda 2021 caso tenha pago imposto a mais que o devido para o governo. Lembrando que a Receita Federal é um órgão antigo do governo federal que cuida desta parte financeira de declarações do imposto de renda e restituições.

Restituição Imposto de Renda 2021

Restituição Imposto de Renda 2021


O que é a Restituição do IRPF?

A Restituição Imposto de Renda 2021 só é devido para quem precisa fazer declaração do mesmo todo ano. A declaração deve relacionar todos os seus:

  • Ganhos;
  • Movimentações;
  • Patrimônios;
  • Heranças;
  • Dentre outras questões financeiras.

Se você estiver pagando mais impostos que o devido. De acordo com a sua declaração e os dados encontrados pela Receita Federal, você pode receber uma restituição destes valores pagos a mais.

A declaração feita deve ser de toda a movimentação financeira do ano anterior, de primeiro de janeiro a dia 31 de dezembro do ano anterior.

O que é a Restituição do IRPF

O que é a Restituição do IRPF


Quem tem Direito à restituição do Imposto de Renda

Nem todos tem direito a Restituição do Imposto de Renda. Abaixo você pode conferir algumas das situações em que a restituição acontece.

  • No caso da inclusão de dependentes na declaração. Ou seja, ao multiplicar a base de cálculo do imposto por mais dependentes, é possível que essa base seja reduzida, gerando assim, a devolução de retenções;
  • Despesas médicas e com educação também reduzem a base de cálculo do imposto. Sendo o limite para despesas relacionadas a educação de R$ 3.561,50. Já no caso médico, não existe valor máximo.
  • Quando um declarante realiza o pagamento de pensão alimentícia (valor decidido judicialmente) é possível que haja a dedução integral. Sendo assim, o valor utilizado para diminuir a base de cálculo.

Consulta Lotes Restituição Imposto de Renda 2021

Muitas das movimentações e valores pagos pelo cidadão que faz a sua declaração do imposto de renda pode ser restituído na sua conta alguns meses depois da declaração. Essa restituição acontece através de lotes da restituição, que são divididos entre os primeiros que declararam e grupos prioritários.

Se você gastou com saúde e educação, possui dependentes na sua declaração e paga pensão alimentícia, pode receber restituição desses valores e gastos. Para saber você pode consultar os lotes da Restituição Imposto de Renda 2021 no site da Receita Federal:

  • Acesse o link servicos.receita.fazenda.gov.br da Receita Federal para consulta dos lotes de restituição;
  • Informe o seu CPF;
  • Selecione o ano do Imposto de Renda;
  • Insira sua data de nascimento;
  • Digite o código de segurança que aparece na tela;
  • Depois é só clicar em “Consultar”.
Consulta Lotes Restituição Imposto de Renda

Consulta Lotes Restituição Imposto de Renda

O pagamento da restituição é feita no nome do declarante, em sua conta oficial do banco em que foi informado no momento da declaração do IR 2021. O valor que será depositado vai depender de quanto a mais o cidadão pagou a Receita Federal indevidamente durante o ano corrido anterior.

Leave a Reply