RAIS 2021: O que É, Declaração RAIS, Prazo, Negativa

Criada pelo governo em 1975, com o intuito de obter dados a respeito da situação trabalhista no Brasil, RAIS é sigla dada à Relação Anual de Informações Sociais, que tem como objetivo identificar a situação do mercado de trabalho no Brasil. No seu levantamento de dados estatísticos, a RAIS 2021 verifica questões a respeito das atividades trabalhista no Brasil, como quantidade de empregos formais, quantidade de demissões, e novas funções criadas por uma empresa.

RAIS 2021

RAIS 2021

RAIS Relação Anual de Informações Sociais

A RAIS identifica também qual setor contratou mais pessoas, as dívidas dos municípios, a classe econômica dos trabalhadores, a ocupação, o rendimento médio e tempo de serviço, grau de instrução e etc.

Com essas informações o governo pode organizar o CNIS, realizar um controle efetivo na nacionalização do trabalho, dos benefícios previdenciários e dos registros de FGTS, analisar valores pagos para seguro desemprego e calcular valores de PIS e PASEP.

Quem é Obrigatório a Entregar a RAIS

Todas empresas inscritas no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) e pessoas físicas que tiveram algum funcionário durante o período da entrega das informações do RAIS, são obrigadas a entregar tal documento;

São elas:

  • MEI (Microempreendedor Individual) que tenha funcionário contratado;
  • Micro e pequenas empresas que tenham funcionários;
  • Órgão federais, estaduais ou municipais, com administração direta ou indireta;
  • Profissionais liberais, autônomos, empregadores de pessoas físicas urbanas ou rurais, que têm, ou tiveram, funcionários no ano-base da declaração (exceto para domésticas e eventuais);
  • Filiais, agências, sucursais, representações e outras formas de entidades vinculadas à pessoa jurídica residente fora do Brasil.
Quem é Obrigatório a Entregar a RAIS

Quem é Obrigatório a Entregar a RAIS

Veja ainda Quem Deve Declarar o Imposto de Renda.

Declaração RAIS 2021

É importante lembrar que a empresa que possua mais de 11 vínculos de empregado necessita possuir um certificado online para realizar a entrega dos documentos. Para realizar o processo de declaração, basta seguir os seguintes passo:

  • Acessar o site oficial da RAIS;
  • Na parte “Analisador de Certificado”, clicar em “Programa Analisador de Certificado”
  • Depois dessa etapa, um download do arquivo em formato zip será realizado;
  • Abrir a pasta, depois clicar no arquivo com o botão direito e após em “extrair e selecione a pasta para extração”;
  • Após a extração dos arquivos, clicar na pasta extraída, e depois clicar duas vezes no arquivo “gdrais-analisa-certificado.bat” para realizar a execução do aplicativo;
  • O programa será iniciado em seu computador, e após isso clicar em “iniciar”;
  • Com o certificado digital já registrado no computador, clicar em “Executar”;
  • No final do processo será gerado uma log, copiar e enviar a log para o suporte da RAIS para que seja feita a análise.
Declaração RAIS 2021

Declaração RAIS 2021

Faça também a Declaração do Imposto de Renda 2021.

Prazo de Entrega RAIS

Normalmente o prazo para entrega da documentação RAIS tem prazo com início em janeiro, porém com as empresas separadas em 6 categorias diferentes, é importante ficar atento ao calendário para saber quando sua empresa deve realizar a entrega da documentação necessária.

Conforme o Manual de Orientação do ano-base 2019, instituído pela Portaria 6.136/2021, o prazo para entrega do RAIS 2021 pelos aplicativos GDRAIS foi de 9 de março até 17 de abril deste ano.

Negativa RAIS

A RAIS negativa é o termo dado a empresas ativas que durante o período do ano-base das informações não tenha tido nenhum funcionário, dessa forma a empresa apenas deve entregar um documento informando seus dados cadastrais.

É importante lembrar que a MEI (microempreendedor individual), é a única categoria que se isenta da obrigatoriedade da emissão e entrega dos documentos exigidos.

 

Leave a Reply