GCAP 2021: Como Declarar, Download, Importar Dados do GCAP

O GCAP é um programa que executa o calculo automático do ganho líquido do recolhimento de impostos sob a venda de bens. O programa GCAP 2021 pode ser baixado facilmente no seu computador, assim você pode simular o cálculo do ganho de capital.

GCAP 2021

GCAP 2021

Como declarar ganho de Capital

O valor real de um imóvel para venda deve ser considerado na hora de declarar o imposto de renda. Para fazer o cálculo do imóvel também deve-se levar em conta a contabilização de todas as reformas feitas, dessa forma o valor deduzido do IR é diminuído.

O ganho de capital no IR é considerado pela Receita Federal com o cálculo da diferença positiva entre o valor de venda e o de aquisição.

O vendedor do imóvel que é o responsável pelo recolhimento do imposto, não o comprador. Com a alíquota de 15% sobre o lucro (sobre a diferença entre o preço de compra e o preço de venda). Este valor é pago pelo vendedor do imóvel no próximo  mês depois da venda.

Mas antes de preencher a declaração do IR (Imposto de Renda) o vendedor do imóvel precisa preencher o programa que calcula o lucro obtido na venda, o GCAP, e também informar os dados:

  • Do comprador;
  • Do imóvel;
  • Os custos de aquisição;
  • A forma de pagamento. Assim saberá se por fim teve lucro ou prejuízo
Como declarar ganho de Capital

Como declarar ganho de Capital

Download GCAP 2021

  1. A Máquina Virtual Java (JVM) versão 1.7 ou posterior, precisa estar instalada para o auxilio da execução do programa. Baixe o Java no link http://www.java.com/pt_BR/download/manual.jsp
  2. Escolha uma das opções a seguir, correspondente com seu sistema operacional e faça o download:
  3. 1 – Instalador específico, compatível com o sistema operacional Windows:
  4. Faça download do Java (para Windows)
  5. O programa será instalado na pasta de destino
  6. 2- uma versão de uso geral para todos os sistemas operacionais:
  7. Download do GCAP na versão em arquivo único
Download GCAP 2021

Download GCAP 2021

Como Preencher GCAP 2021

  • Entre no programa GCAP
  • Na ficha BENS IMÓVEIS selecione aba IDENTIFICAÇÃO e preencha os dados do imóvel
  • No item ESPECIFICAÇÃO coloque CASA, preencha todos os campos
  • Na lacuna AQUISIÇÃO, você deverá informar a data de aquisição, o custo de aquisição e SIM ou NÃO se imóvel alienado conteve: Edificação; Ampliação, Reforma ou se trata de um imóvel adquirido em partes e datas distintas.
  • No campo ADQUIRENTE, digite o CPF e nome do adquirente.
  • No campo OPERAÇÃO, informe a natureza. Informe se a alienação foi a prazo ou a prestação; Informe a data e valor de alienação; Custo de corretagem (se houver); e se o imóvel já possuiu alienação parcial.
  • No campo APURAÇÃO veja os dados da apuração e no campo CÁLCULO DO IMPOSTO veja o valor do imposto devido.

Como importar dados do GCAP para a declaração do Imposto de Renda)

Depois do processo de preenchimento do GCAP. Grave os dados em uma mídia removível e escolha a opção EXPORTAR PARA O IRPF.

Para realizar a importação dos dados armazenados no GCAP para o programa IRPF, selecione no menu DECLARAÇÃO DE AJUSTE ANUAL a opção IMPORTAR GCAP.

Selecione o arquivo e o diretório conforme o número de inscrição no CPF do contribuinte.

Lembrando que, o arquivo precisa ter sido gerado pelo programa GCAP, dentro da opção Exportar para o IRPF, e não valerá como opção CÓPIA DE SEGURANÇA do menu FERRAMENTAS.

Leave a Reply